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Gestão Estratégica de Cargos e Salários

Uma estrutura de cargos bem definida, permitindo melhorar seu organograma e a funcionalidade de todas as áreas da empresa. Uma faixa salarial para cada cargo, permitindo administrar o salário de cada funcionário conforme o seu desenvolvimento técnico e desempenho no cargo. Regras claras sobre o funcionamento do Plano de Cargos e Salários, facilitando a aceitação, por parte dos funcionários, das Políticas da empresa nessa área.

>>Objetivo

Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa. Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste subsistema de RH. Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste subsistema.

>>Público Alvo

Este curso é direcionado a Analistas de RH, analistas de Cargos e Salários, chefes e coordenadores de setores do departamento de RH, responsáveis pela implementação e administração dos planos de Cargos, planos de carreira e gerenciamento do desempenho das empresas. É recomendável ainda a profissionais que atuam na área de RH ou atividades afins que desejam ampliar sua cultura técnica em gestão do sistema de RH.

>>Programa do Curso

INTRODUÇÃO
Possibilidades de Carreira dentro das organizações;
Funil da carreira em Y e de crescimento profissional (Modelo Rigaud);
Pirâmide de identificação do percentual de pessoas dentro dos cargos operacionais, estratégicos e executivos (Modelo Rigaud);
Os aspectos elementares do conceito de organização;
Cadeia de valor e inteligência do negócio;
O que são Cargos;
O que são Funções;
O que são Cargos Genéricos e de Especialidades e como identifica-los;
O que são tarefas;
Desenho do cargo;
As especificidades das funções que originam os Cargos;
Padronização das funções em seus respectivos cargos;
Construção das fases do projeto do Plano de Cargos e Salários.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Como elaborar os formulários (Apresentação em sala de aula);
Como realizar a pesquisa com todos os empregados;
Como realizar a estatística do diagnóstico (Apresentação em sala de aula);
Sua utilização para a Implantação do Plano de Cargos e Salários.

DIAGNÓSTICO DAS FUNÇÕES
Métodos de investigação das funções departamentais;
O Entendimento o que são cargos e Funções;
Modelo de formulário de levantamento de dados das funções;
Processo de descrição das funções;
Como entrevistar os diversos ocupantes dentro do universo de funções;
Modelos de Entrevista de Função (Apresentação em sala de aula);
Modelos de Descrição de Função de acordo com as exigências da CBO e OIT (Apresentação em sala de aula);
Padronização dos cargos amplos;
Modelo de Descrição do Cargo Amplo – OIT (Apresentação em sala de aula).

COMPETÊNCIAS
Entendendo o que são Core Competências Macro Organizacionais (David McClelland), (A Arte da Guerra) OIT;
Como identificar o Core de Competências Macro Organizacionais nas organizações (Simulação em sala de aula);
Como elaborar o ranking do Core de Competências (Simulação em sala de aula);

MATRIZ DE CORE DE COMPETÊNCIAS
Valoração dos Cargos amplos por meio do Core de Competências (Apresentação e estudo em sala de aula o modelo de valoração);
Cálculos estatísticos de cada uma das competências em todos os cargos (Fórmula dos Quadrados, apresentação e estudo em sala de aula como elaborar os cálculos)
Apuração da pontuação mínima e máxima dos cargos amplos por meio do Core de Competências (Simulação em sala de aula dos cálculos);
Confecção da Matriz de possibilidades de Avaliação dos Cargos pela PG (Matriz de Pontos do Core de Competências, simulação em sala de aula dos cálculos da PG);
Como pontuar o universo de cargos (cargos amplos) e hierarquiza-los (Apresentação e Estudo em sala de aula o resultado obtido com a simulação realizada);
Como organizar os cargos amplos de acordo com a pontuação;
Como como inserir os cargos amplos dentro das Classes de Cargos;

PESQUISA SALARIAL
Importância da pesquisa para implantação e manutenção do Plano de Cargos e Salários;
Como identificar o universo de empresas que serão convidadas a participarem da pesquisa (Estudo em sala de aula);
Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio de seu faturamento (Estudo em sala de aula);
Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio do número de empregados (Estudo em sala de aula);
Como determinar as medidas de separatrizes - primeiro (1º) Quartil, segundo (2º) Quartil (Mediana) e terceiro (3º) quartil (Estudo em sala de aula);
Como determinar Desvio padrão, Quartis, média e mediana (Estudo e simulação de cálculo;
Simulação da pesquisa salarial entre os participantes do curso e estatística final;
Apresentação da Pesquisa.

1º Modelo de Matriz de Salários
MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DO ESCALONAMENTO
Como Elaborar a amplitude salarial (Simulação em sala de aula);
Como Elaborar o fracionamento das Classes de Salários e qual a sua importância (Simulação em sala de aula);
Como elaborar a Raiz² que dará origem ao quociente que determinará a amplitude da Matriz Salarial (Simulação em sala de aula);
Como elaborar a divisão das classes de salários em níveis salarial de crescimento pela Raiz enésima (Estudo em sala de aula)
Apresentação da Matriz de Salários;
Simulação do enquadramento dos cargos dentro dos salários da nova Matriz (Simulação em sala de aula);
Estudo do Salário Real X Salários da Pesquisa X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula);

2º Modelo da Matriz de Salários
MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DE PONTOS RETA LINEAR
Levantamento dos Cargos operacionais, administrativos/técnicos e executivos, com seus respectivos salários (Apresentação em sala de aula);
Elaboração da Matriz de Salários correlacionando os Pontos e Salários dos cargos para cada uma das áreas funcionais (Simulação em sala de aula);
Como Identificar as sobreposições e sua origem (Estudo em sala de aula);
Elaboração da Matriz de Salários pelo Método de Pontos de Forma Escalonada para eliminação das indesejáveis sobreposições (Simulação e estudo em sala de aula).
Enquadramento dos Cargos dentro da Matriz de Salários por Pontos de forma Escalonada (Simulação e estudo em sala de aula);
Estudo do Salários Real X Pesquisa de Cargos e Salários X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula).

TÉRMINO
Normas e procedimentos para elaboração da Política de Cargos e Salários (Manual de Cargos e Salários) de acordo com a portaria ministerial do TST e sua vinculação às Avaliações de Performance;
Explicação da Carreira em Y;
Planejamento de Carreira (Estudo em sala de aula);
Como identificar as âncoras de Carreira (Estudo em sala de aula);
Como elaborar as Avaliações de Performance por Competências (Estudo em sala de aula);

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA POR PONTOS DE COMPETÊNCIAS
Como implementar um Sistema de Remuneração Estratégica por Pontos de Competências correlacionada às Avaliações de Performance e Indicadores (Estudo em sala de aula);
Distribuição de Prêmios como forma de reconhecimento e suas limitações de acordo com a legislação.

Considerações Finais

>>Carga Horária

24 Horas

>>Metodologia

Gestão Estratégica de Cargos e Salários por Pontos de Competências (Metodologia Rigaud) Considerado um dos melhores cursos em Gestão Estratégica de Cargos e Salários da atualidade com o Consultor e Professor Roberto Pierre Rigaud. São 24horas de intenso aprendizado, compartilhando e multiplicando novos conhecimentos. Um curso totalmente inovador, onde os participantes são conduzidos a pensar num novo RH, um RH Estratégico e Humano, não assistencialista. Na RH EM AÇÃO 80% (oitenta por cento) do curso é mão-na-massa, ou seja, curso oficina. Aqui o participante aprende a elaborar planilhas em Excel. O participante deverá trazer seu computador, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula.

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.

>>Material Didático

A RH EM AÇÃO fornece apostila e material de apoio.

>>Valor e Forma de Pagamento

Valor do Curso por Participante: R$ 1.050,00

Pagamento À Vista com 10% de desconto R$ 945,00.
Pagamento Parcelado sem juros em até 4x de R$ 262,50 no boleto bancário ou
em até 10x de R$ 105,00no cartão de crédito (VIA PAGSEGURO).

Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 3932-7262.

>>Agenda - (Datas e Horários)

Turma: 1236
Início: 15-10-2015 - Termino: 17-10-2015
Dias da Semana:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

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09h00-17h30

09h00-17h30

09h00-17h30

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Local do Curso: São Paulo - SP
Ministrante: Roberto Pierre Rigaud - Ver Curriculo

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