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Formação de Gestores em Recrutamento e Seleção

Curso completo com carga horária de 96 horas, sendo indicado principalmente para pessoas que necessitam aprimorar o conhecimento das funções na área de Recrutamento e Seleção e suas ferramentas.
Esta é uma certificação entregue aos alunos que participam de todos os módulos que integram a grade de recrutamento e Seleção, cumprindo carga horária e conteúdos suficientes para atuar como Gestor.
Para melhor atender às necessidades dos participantes, dividimos o curso em 06 módulos "independentes".
Na agenda de cursos disponibilizamos o curso completo e, também, os módulos de forma independente.

>>Objetivo

• Levar aos participantes, um cenário completo sobre as melhores práticas em Recrutamento e Seleção;
• Contribuir para formação e/ou aperfeiçoamento dos Treinandos, fortalecendo o papel do profissional de R&S nas organizações;
• Oferecer um treinamento PRÁTICO e VIVENCIAL, fornecendo subsídios para a imediata utilização no dia a dia, dos elementos estudados;

>>Público Alvo

Profissionais de RH, Recrutamento e Seleção, Estudantes de Psicologia e Psicólogos, Administração, Estagiários e Trainnes em Seleção, Pedagogos e pessoas que tenham interesse no tema e em atualização.
O Módulo VI só poderá ser realizado por estudantes de psicologia e/ou Psicólogos. Consulte-nos!

>>Programa do Curso

MÓDULO I - Recrutamento e Seleção com Foco em Competências
• Gente é o maior atrativo da Empresa
• A Estrutura do RH
• Contexto do Recrutamento e Seleção no RH

• O que é Recrutamento e Seleção
- O que faz a área de Recrutamento e Seleção?
- Profissionais de Recrutamento
- Maturidade do Recrutamento

• Ascensão do Recrutamento e Seleção no RH das Empresas


• O Recrutamento e Seleção alinhados às Competências
• Gestão por Competências
- Por que implantar Gestão por Competências?
- O que é Competência? Como definir uma competência?
- Identificação das Competências Macro Organizacionais
- Escolha das Competências
- Apuração das Competências Macro Organizacionais
- Entendendo o que são Competências Comportamentais
- Entendendo o que são Competências obrigatórias
- Determinação das Categorias Funcionais
- Conceituação das Competências
- Definição dos Graus de Competências
- A importância da definição das Competências em sua empresa

• Atração e Divulgação de Alto Impacto

• Employment Value Proposition - Como criar sua Marca Empregadora

• Recrutamento de Resultado
- Diagnóstico necessidades
- Descrição de Cargos
- Análise de uma descrição de Cargo
- Como definir o cargo e o salário de cada vaga
- O que é melhor? Contratar uma empresa de recrutamento ou fazer o processo dentro de casa?
- E agora? Como definir se é melhor contratar pessoas de fora ou busca-la dentro da Organização?
- Recrutamento Interno X Recrutamento Externo
- Recrutamento Misto

• Recrutamento Online
- Como fazer um recrutamento online
- Como otimizar o processo de recrutamento online
- Canais para divulgação das vagas em aberto da empresa

• Recrutamento Passivo X Recrutamento Ativo
• Pesquisa Booleana

• Quanto deve ser investido em R&S? Definição de Orçamento
- Desenvolva novos projetos

• Mercado de Trabalho

• Seleção
- Quais são as fases mais comuns no processo de Seleção?
- Outras Modalidades do Processo Seletivo
- Seleção como um Processo de Comparação
- Seleção como um Processo de Decisão


• Análise do Curricular
• Escolha das ferramentas e técnicas que serão utilizadas na Seleção
• Resolução de Caso
• A Entrevista
- Como fazer a análise do fit cultural de um candidato?
- Construção do processo de Entrevista
- Tipos de Entrevistas
- Como Elaborar Tópicos
- Como formular Perguntas (Oficina - Entrevista por Competências Comportamentais)
- Como Avaliar as Entrevistas

• Feedback
- Caso o Feedback seja negativo
- Caso o Feedback seja positivo

• Integração

• Avaliação e Acompanhamento do processo de recrutamento
- Arquitetura de Métricas em Recursos Humanos



MÓDULO II - Dinâmicas de Grupo com Foco em Competências
APRESENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PARTICIPANTES
Proporcionar a aproximação entre os participantes, com vistas a facilitar o desenvolvimento dos trabalhos em grupo que se
seguirão.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO
Apresentar todas as etapas do Curso aos participantes, bem como identificar as expectativas do grupo para eventuais ajustes
com suas necessidades.

O PAPEL DO COORDENADOR NA APLICAÇÃO DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS
Apresentar aos participantes a postura adequada que deve orientar o profissional envolvido com grupos de trabalho, buscando
conscientizá-los da seriedade que deve nortear as atividades, bem como apresentar “dicas práticas”.
- Postura e ética profissional;
- Experiência e habilidade necessárias;
- Identificando e desenvolvendo o estilo individual no fortalecimento do papel profissional (voz, gesto, corpo e expressão facial);
- Atitudes facilitadoras que “levantam” um grupo de trabalho.

CONCEITO DE COMPETÊNCIAS

INTRODUÇÃO AOS JOGOS DE EMPRESA
Apresentar noções conceituais e básicas necessárias para que um Coordenador desenvolva um Planejamento eficaz para qualquer
atividade ligada a grupos de trabalho.
- Como escolher adaptar jogos, simulações e dinâmicas certas para cada Programa. - Planejamento, critérios de escolha, aplicação
e avaliação de técnicas de Jogos, Simulações e Dinâmicas.
- Vivência dos Jogos.
- Diferenças básicas entre Jogos, Simulações e Dinâmicas.
- Os campos de aplicação dos jogos.

APRESENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS UNIVERSAIS
Os participantes deverão vivenciar os mais variados tipos de Jogos, Simulações e Dinâmicas, participando no Planejamento, na
Execução e na Avaliação (Vivência) de fechamento.

TIPOS DE JOGOS, SIMULAÇÕES E DINÂMICAS

CONSTRUÇÃO DO REGISTRO DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
- Ferramentas de controle para todo o processo de seleção
- Fornecendo Feedback - Devolutiva aos candidatos
- Como tratar os Candidatos Reprovados


MÓDULO III - Grafologia para Recrutamento e Seleção
Primeiro dia:
- A grafologia como instrumento de análise de características no processo de seleção
- O que a grafologia pode revelar?
- Como desenvolver uma análise com imparcialidade e foco no objetivo
- Aspectos fundamentais na análise da caligrafia
- Requisitos para realizar uma análise com eficácia e assertividade
- Verificação das margens e a forma de distribuição do texto
- Identificação do tamanho da escrita, forma de ligação
- Direção e inclinação das palavras
- Velocidade e pressão, indicadores relevantes de saúde e equilíbrio emocional
- Principais características para identificar as evidências de fatores pessoais e profissionais
- Análise das letras t,r , i
- Técnicas para manter o foco na análise das características relevantes para o cargo
- Elaboração de laudo/parecer.

Segundo dia:
Espaço e grafologia
Simbolismo do espaço
Espaço entre as linhas e entre as letras
O significado da zona inferior, média e superior
Definição da escrita regular e escrita irregular
Arquitetura da grafia (escrita angulosa, arcada filiforme)
Forma de ligação: em angulo, Arcada, Guirlanda
O significado dos traços iniciais
O sentido psicológico do espaço na zona final
Estudo de símbolos especiais: arpões, anzóis , ganchos e traços regressivos
Análise das ovais
Identificação das principais competências através da grafologia


MÓDULO IV - Analista Comportamental DISC
• As pessoas são diferentes
• Competências - conceito, aplicação e relação com DISC
• Histórico da Metodologia
• Os 4 Fatores Comportamentais - conceito / medos, desejos, valores e eficácia
• DISC na Prática - como utilizar no dia a dia
• Conceito da Alto e Baixo - Como são formados os gráficos
• Gráficos I, II e III - conceitos e aplicações
• DISC e relação com outras metodologias de 4 fatores
• Perfis Referenciais - comparação entre perfil pessoal e perfil do cargo
• Equipes vencedoras – composição de times com base na metodologia
• Talentos que fazem a diferença – Gente certa no lugar certo


MÓDULO V - Análise Transacional como Ferramenta na Gestão de Pessoas
Estrutura de Personalidade
- Classificação e identificação dos estilos de comportamento
- Subsistemas da personalidade( estado de Ego)

Estrutura Funcional
- Verificação dos estímulos que provocam ação e reação
- Como estruturamos a nossa personalidade e definimos o nosso estilo de ser e agir

Jogos Psicológicos
- Definição dos papéis que desenvolvemos no cotidiano
- Por que jogamos e com quem jogamos?
- Verificação dos principais jogos
- Estratégia para eliminação dos jogos

Tipos de Comunicação
- Origem, Classificação e freqüência e estilo de comunicação
- Causa e efeito que a comunicação cruzada provoca
- Diálogo interno e a dinâmica do relacionamento

Posição Existencial
- Identificação das posições básicas que assumimos
- O esquema da decisão e definição da posição mais freqüente
- A influência dos estímulos enviados pelas figuras parentais

Sistema das Emoções
- Emoções autênticas e de disfarce
- Como as emoções interferem nos resultados pessoais e profissionais
- Auto conhecimento e controle emocional

Script de Vida
- Como definimos as diretrizes da nossa vida
- O processo de modelagem de comportamento
- A influência do script no passado, presente e no futuro
- A potência das mensagens enviadas pelas figuras parentais e a definição do script

Requisitos para Promover Mudanças
- Identificação de aspectos improdutivos causas e efeitos
- Estabelecimento de metas e viabilização de alteração de comportamento
- Utilização dos recursos de reflexão, razão e ponderação.
- Aprimoramento e reformulação da estrutura funcional para promover hábitos positivos


MÓDULO VI - Testes Psicológicos - TAS, Quati, Palográfico e CPS


(Este módulo só poderá ser realizado por estudantes de Psicologia e/ou Psicólogos Formados)


HISTÓRICO
OBJETIVOS DOS TESTES
APLICAÇÕES

TESTES:

• Teste Atenção Concentrada
O teste AC – Teste Atenção Concentrada é um teste psicológico que avalia a capacidade do sujeito de manter a atenção concentrada na atividade realizada sob pressão do tempo. A folha de resposta do teste AC – Teste Atenção Concentrada contém símbolos na forma de triângulos estilizados, espalhados pelo espaço. A tarefa do candidato consiste em localizar e marcar, nas linhas que ocupam a folha, os três estímulos modelo, posicionados dentro de um retângulo.

O teste AC – Teste Atenção Concentrada é um instrumento de avaliação consolidado na psicologia há muitos anos. Pode ser aplicado de forma individual ou coletiva, em adolescentes e adultos com escolaridade a partir do ensino fundamental. A correção é simples e prática, feita pelo crivo. O teste AC – Teste Atenção Concentrada apresenta tabelas normativas para diversas regiões do Brasil, por níveis de escolaridade, gênero e idade.

• TAS (Teste de Atenção Seletiva)
Avaliar a atenção seletiva definida como a capacidade de selecionar e manter o foco em um determinado estímulo em detrimento de outros presentes no ambiente.
O TAS é composto por símbolos formados por figuras geométricas que devem ser canceladas conforme modelo apresentado. Além de sua aplicação convencional, pode ser uma alternativa para substituição a testes similares ou avaliação de candidatos que já conhecem outros instrumentos e muitas vezes foram submetidos mais de uma vez ao mesmo teste. O tempo reduzido de aplicação e a facilidade de correção e obtenção dos resultados otimizam o trabalho dos profissionais, sem interferir na qualidade da avaliação do construto abordado, já que os estudos de validade e precisão indicam suas adequadas propriedades psicométricas.

• QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica)
O teste tem por objetivo avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz. O presente questionário baseado na teoria dos tipos psicológicos de Jung, surgiu da necessidade de se ter um instrumento de avaliação tipológica em português e adequado à realidade brasileira.

• Palográfico
Oferece dados seguros quanto ao ritmo produtivo, energia para o trabalho, iniciativa, inibição, qualidade do trabalho, bem como os aspectos comportamentais de controle dos impulsos, adaptabilidade a realidade e relacionamento interpessoal

ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES

Obs.: Alguns testes podem ser alterados devido atualizações de testes favoráveis no CFP

ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES


Se você não for estudante de psicologia e/ou psicólogo, consulte-nos sobre o valor total para 05 módulos (exceto Módulo VI - Testes Psicológicos).


>>Carga Horária

96 Horas

>>Metodologia

Desenvolve-se por meio de exposições orais, com apoio de recursos audiovisuais, vivencial construtivista, baseada em atividades práticas, dinâmicas e interação dos alunos. Curso em Formato Oficina

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.
Caso o pagamento seja feito parcelado no boleto, o aluno receberá o certificado após a quitação do curso.

>>Material Didático

A RH EM AÇÃO fornece apostila, material de apoio e 1 coffee break.

>>Valores e Formas de Pagamento

Valor do Curso por Participante: R$ 3.400,00

>> Pagamento À Vista com 10% de desconto R$ 3.060,00.

>> Parcelado em até 12x de R$ 283,33 no Cartão de Crédito.

Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 96949-2226.

>>Agenda - (Datas e Horários)

Estamos sem agendamento para esse treinamento, entre em contato com nossa central de atendimento e verifique uma data disponível: Tel: 11 96949-2226

>>INSCRIÇÃO ONLINE

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